segunda-feira, 4 de junho de 2007

Poema da Contramão

Hoje acordei com vontade de cortar os pulsos.
Minuto de desejo ou de loucura, não passou de um impulso.

Nesses momentos que a gente quer mais é dizer adeus.
Já se cansou a muito de esperar e de pedir a Deus.

Acaba esquecendo que o futuro está em nossas mãos.
Mas é mais fácil deixar a culpa cair sobre os irmãos.

E vim pelas ruas pensando “Por que não?”.
Era só atrapalhar o tráfego e morrer na contramão.

Quando a chuva a alma castiga.
A gente lembra que a dor é antiga.
Tão velha quanto a (des)ilusão.
De que sempre existe uma próxima estação.

Obs.: O poema é autobiográfico, mas só de vez em quando, naquelas quartas-feiras cinzas.
Acontece que melancolia é uma coisa tão bonita, né. Quando eu comecei a escrever, lá nos idos da escola, meus textos eram todos assim, meio barra-pesada. Lembro uma vez que fiz um texto numa prova de português na segunda série, nem recordo o tema, só sei que veio a anotação da professora dizendo que o texto era melancólico. Como é que explica pra uma criança de 8 anos o que diabos quer dizer melancólico?? Eu não entendi nada e acabei ficando na dúvida se era um elogio ou uma crítica. Na verdade, até hoje eu não sei. O aurélio não ajuda muito, olha só uma das definições: 4.Psiq. Distúrbio mental caracterizado por depressão em grau variável, sensação de incapacidade, perda de interesse pela vida, podendo evoluir para ansiedade, insônia, tendência ao suicídio e, eventualmente, delírio de auto-acusação. Eu prefiro mais esssa definição aqui: 2.Estado de languidez e tristeza indefinida. Até porque eu adoro a palavra languidez ;).

3 comentários:

Anônimo disse...

O Quarto e o Quinto parágrafos são belíssimos. A idéia, o modo da escrita - perfeitos. Quanto ao sentimento, eu tb me sinto "down" sempre que acordo e leio, vejo ou ouço "pessoas" piores (de caráter e outro adjetivos imundos e impronunciáveis) do que eu, se dando bem por aí (de todas formas possíveis). Bate-me uma tristeza, frustação, desespero e aquela velha perguntinha: POR QUE ?. Não fique assim, ou não se sinta assim hj ou amanhã, acalme-se tudo sempre dá certo no final, mas quando é esse final? - no final das nossas vidas?..... Isso eu não quero e vc tb não quer. Então só nos resta a fé que esses "filhos-da-p....." vão se "f...." antes da gente. o texto é longo, como diz o/a limãozinho, mas a culpa é da injustiça social que nós assola. Até.

Stress Girl disse...

"É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor cosia que existe (...) mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza"... a música diz tudo: inspiração mesmo, das boas, da pesada, vem quando a gente tá na fossa, em total instrospecção. Cm no momento que vc escreveu esse poema lindo. Adorei. Beijos!!

Limão disse...

É gente, é a ranzinzisse que me faz poeta...