terça-feira, 19 de junho de 2007

Post ecologicamente correto (reciclado)

Eu tinha feito um texto sobre super-heróis pra participar da promoção de um site. Acontece que o texto nunca foi publicado, o que eu acho um desperdício, já que ele é ótemo (modéstia não é o meu forte). Bom, como eu ando apertada de costura aqui e minha vida anda de cabeça pra baixo, vou postar ele pra não deixar meus queridos leitores na mão, sem texto novinho em folha.


Vai sair assim pra salvar o mundo?

Este texto é sobre um dos principais pontos de discórdia quando o assunto é história de super-herói. Não, não estou falando da eterna discussão sobre qual poder é melhor, se é o do Super-homem, do Wolverine ou do Aquaman e por aí vai. Muitos consideram fútil, mas na verdade esta é uma questão de suma importância na construção e no sucesso de um personagem que salva o mundo diariamente. Estou falando do figurino. Pense bem, não é justamente a roupa que diferencia o super de seu alter ego normalzinho? Em alguns casos, basta uma máscara sem-vergonha. Quantas polêmicas você já viu em torno do gosto duvidoso das cores berrantes, capas démodés e colantes pouco lisonjeiros que enfeitam o diversificado mundo dos super-poderes. Então, aproveito para discorrer sobre as piores e as melhores fantasias de super-heróis de todos os tempos. Não é um top 10, mas já dá pra se divertir um pouquinho.

Super-homem – Os fãs podem protestar à vontade, mas o campeão em popularidade na turma é também o campeão das piadas maldosas sobre seu costume, digamos, fashion. A gente até releva o azul e o vermelho que lembram o ufanismo americano desenfreado. Mas do gel no cabelo (com direito a uma ondinha tosca na testa) às botinhas de paquita, o cara faz de tudo para não ser levado à sério. Agora, me diz o que adianta ser conhecido como o homem de aço se você tem que desfilar por aí com a cueca por cima da calça?

Mulher-maravilha – Os homens podem até ficar suspirando por esta heroína, mas, vamos entrar em um acordo. Você tem que lutar com os piores vilões da galáxia e vai escolher uma roupa tão desconfortável? Nós mulheres sabemos que a blusa tomara-que-caia não tem este nome por acaso. A parte de baixo, que fica no meio termo entre uma calçola e um shortinho do Tchan também não deve ser o ápice do conforto no vestuário feminino. 10 no visual, 0 na praticidade, reprovado com média 5.

Batman – Este sim tem um senso estético invejável. Apesar de ser um herói totalmente atípico, que não tem poderes, é podre de rico e se inspira em um morcego (?), o Batman arrasa. Naquela série de TV antigona, recheada de POWs, SOCKs e outras tosquidões, o figurino encaixava direitinho no tom de humor da produção e na barriga imensa do ator que encarnava o personagem. Nos filmes, entra em cena um visual no melhor estilo pretinho básico de dar inveja na Sra. Chanel. E a capa, que todo mundo achava que era para ficar bem na foto, pasmem, agora serve até pra fazer um homem normal voar. Isso sem contar o cinto 1001 utilidades, que qualquer um morreria para ter. Viu como os super-poderes estão mesmo na roupa?

Chapolin Colorado – Este personagem já seria o meu favorito na lista só por ser um super-herói mais com cara de Brasil. Um macaquinho vermelho, uma cauda de fraque (??) e um par de anteninhas. Tá bom, é uma combinação pra lá de inusitada, mas é esse exatamente o charme. Tanta simplicidade, que aliás é a cara do próprio herói em questão, rendeu a esta vestimenta o posto de mais copiada para festas a fantasia. Me fala se você já foi em alguma que não tivesse este super-fofo que toma pastilhas polegarinas e mais atrapalha que ajuda?

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa eu já tinha lido e anteriormente elogiado. Acho que merecia ter ganho o concurso, mas.............. É isso aí, coisas da vida...... Abraços a todos.

Sílvia Carrasco Braga disse...

Hehehehe adorei! Sabe que nunca tinha pensado nisso pra roupa da Mulher Maravilha??? Alias sempre achei um 'looooxo', mas pensando por esse lado, imagina dar umas porradas no bandido tendo q segurar o decote???rsrsrs

Limão disse...

Já aconteceu com uma amiga minha de a blusa tomara-que-caia literalmente despencar. E olha que ela tava só sambando, nem tava lutando com nenhum ser de outra galáxia...Ainda bem que eu nunca paguei micos assim com decotes... hehe