quarta-feira, 9 de maio de 2007

Coincidências do além

Assistir novela é algo que vai contra os meus princípios, mas de vez enquando eu dou uma bisoiada, seja por falta do que fazer, por priguissss de achar o controle remoto ou pra poder falar mal, depende do estado de espírito (de porco). Antontem eu tava vendo aquela novela que eu chamo de "a versão do Stephen King pra história do Cachinhos de Ouro", O Profeta. Vou resumir a história bem resumida pra quem não acompanha a trama. Mocinho quer mocinha que é casada com Vilão. Vilão quer matar Mocinha. Mocinho, Mocinha e Amigos Pimpões planejam uma trama para livrar Mocinha do Vilão: fazer de conta que a Mocinha está morta. Mocinho finge que traz o espírito da Mocinha para dizer quem é o seu "assassino". Entenderam o drama? Até aí tudo bem, nada de mais. Mas acontece que eu assisti O Ilusionista dia desses (aliás, recomendo o filme) e não só a história é igualzinha, como eles filmaram as cenas da mesma forma. Ficou uma cópia das mais escancaradas. Especialmente a hora que o espírito da Mocinha está no palco. E tb igual ao filme, o delegado quer prender o Mocinho por charlatanismo (do aurélio: Charlatão: explorador da boa-fé do público, impostor, trapaceiro.). Você ouviu bem, é isso mesmo. Eles fazem todo um plano, que engana inclusive a polícia, para incriminar falsamente o Vilão (que é mal, mas que não era assassino, já que ninguém tinha morrido), enfim, o diabo a 4. Mesmo assim a acusação era de charlatanismo.... Eu acho a expressão "falsidade ideológica" tão mais legal. Se eu escrevesse novela, só ia ter esse tipo de crime. Voltando ao assunto, os fans ardorosos da novela podem argumentar à vontade que é uma refilmagem, que a novela é anterior ao filme. Eu até admito que eles podem não ter copiado a idéia de todo, mas que se "inspiraram" muito no filme pra rodar as cenas, isso eu garanto. A única diferença é que no filme o mágico se safa, mas porque o inspetor não conseguiu pegá-lo. Na novela, como estamos dentro do território do "jeitinho brasileiro", só o Mocinho foi preso, o restante das pessoas sai livre, de boa, afinal, eles fizeram o que fizeram pela causa mais nobre em uma novela: o final feliz do Mocinho e da Mocinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Novelinha da Globo" só pode dar nisso: cópia de alguma coisa ou algo fora do padrão real. Não estou surpreso por isso, é a cara da Globo mesmo. O pior de tudo é que minha "madressita" assiste a das 6 - 7 - 8 - 9 e 10. Quer dizer todas. Outra coisinha, o filme "O Ilusionista" e mt bom mesmo. Abraços.